Continuemos consagrando esta Terra de Santa Cruz a Virgem Santíssima, a Virgem da Esperança, a Virgem Aparecida, a Mãe do Bom Conselho
Há pouco mais de 500 anos era celebrada no Brasil a primeira Santa Missa, presidida pelo padre Henrique de Coimbra, O.F.M., na presença de Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha.
Foi num 26 de abril como o de hoje, em pleno Tempo Pascal, que a luz de Cristo enfim chegou às nossas praias, a fim de dissipar as trevas do erro e da incredulidade em que viviam imersas as gentes desta terra, batizada com o nome de Ilha de Vera Cruz.
Deus, com efeito, amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, cuja Redenção havia de chegar aos homens de todos os tempos, lugares e condições e cuja caridade sem limites quer, por meio do ministério de sua Igreja, abrasar toda a redondeza da terra.
Encomendando hoje com especial devoção o nosso país aos cuidados de Nossa Senhora da Esperança, peçamos a Deus que nos dê a todos os brasileiros a graça de vivermos santamente sob a obediência da Cruz, cuja imagem está impressa no coração do Brasil desde suas origens, e de sermos fiéis ao Evangelho que há cinco séculos desembarcou pela primeira vez no litoral da Bahia.