História da devoção Maria passa na frente
A devoção conhecida como “Maria passa na frente” tem duas origens: uma recente e outra antiga. A origem recente dessa devoção está na história de fé vivida por Dennis Bourgerie, fundador da Associação Maria Porta do Céu. Ele estava em Paris, França, prestes a embarcar para o Brasil. Em sua bagagem, trazia um grande volume de material evangelizador e temia ser barrado na alfândega, por causa do enorme excesso de peso.
Dennis partilhou com o pároco da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre o seu desejo de trazer este belo material para o Brasil mas, também, sua enorme preocupação com a alfândega, conhecida por ser bastante rígida, não permitindo nenhum excesso. O padre lhe deu, então, um conselho: “chegando ao aeroporto, reze assim: Maria, passa na frente! E Ela cuidará de todo o material que você carrega para Jesus. Ela cuidará de todos os detalhes melhor do que você imagina. Ela é Mãe, mas é também a porteira. Ela abrirá o coração das pessoas e também as portas e os caminhos”. E acrescentou: “Eu mesmo faço isso várias vezes por dia. Como dia a oração: ‘a Mãe indo à frente os filhos estão protegidos’. Dennis sentiu no coração o desejo de colocar este conselho em prática e assim o fez. Ele conta que a confiança no Senhor através da intercessão de Maria fez com que as preocupações desaparecessem de seu coração. E, de fato, na alfândega, seu excesso de bagagem, foi perdoado sem explicação e o material de evangelização chegou ao Brasil sem problemas, fazendo um grande bem a muita gente.
Em seu coração Dennis compreendeu que aquilo não tinha sido uma questão de mera “sorte”, mas, sim, uma questão de “família”. Tendo ele Maria como Mãe, podia contar com a intercessão dela, pois, o desejo da Mãe é que seu Filho, Jesus, seja cada vez mais conhecido e amado, para que vidas sejam salvas. Ele compreendeu que, quando precisamos de algo que é conforme a vontade de Deus, podemos contar com a intercessão poderosa da Mãe Celestial.
Porém, a percepção de que “Maria passa na frente” é bem mais antiga na história da Igreja. Na verdade, remonta aos Evangelhos e ao livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas. A confiança dos seguidores de Jesus na intercessão de sua Mãe sempre foi viva desde o início da Igreja.
Na passagem das Bodas de Caná, tão belamente descrita no Evangelho de São João (2, 1 ss) vemos que Maria percebe o problema e a necessidade dos noivos: o vinho da festa tinha acabado. Quando viu isso, ela “passou na frente”, coisa que não era comum para as mulheres naquele tempo e lugar. O que ela fez? Foi falar com os serventes e deu-lhes uma orientação que serve para toda a humanidade: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2, 5) Os serventes acolheram o conselho e obedeceram. Assim, o milagre aconteceu. Eles encheram as talhas de água, como jesus mandou, e esta água foi transformada em vinho. Graças a Maria, que passou na frente, a festa continuou!
Santa Maria estava também à frente no nascimento da Igreja, como vemos no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2. É o momento em que o Espírito Santo vem sobre os discípulos de Jesus em forma de línguas de fogo. Depois disso, aqueles discípulos, ou seja, alunos, se transformaram em Apóstolos, isto é, enviados em nome de Jesus. Assim, a Boa Nova do Evangelho começou a ser pregada por todas as nações e nunca mais parou. Maria exercia ali, naquele momento, um papel de liderança, “à frente” dos seguidores de Jesus, orientando-os e exortando-os a esperar que a promessa do Espírito Santo fosse cumprida. E assim aconteceu.
Assim, sempre que pedirmos “Maria, passa na frente”, ela passará, mas colocará Jesus à frente, por sua intercessão de Mãe. Maria não quer nada para si. Quer tudo para Jesus. E ela sabe que, se permitirmos que ela passe à nossa frente, à frente de nossos problemas e dificuldades, quem estará realmente à frente é Jesus. Ele é o Bom Pastor, aquele que é o caminho e nos conduz para a vida plena, para a verdade e para a vida.
Maria Passa na Frente - Oração
“Maria, passa na frente e vai abrindo estradas, portas e portões, abrindo casas e corações.
A Mãe indo à frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção.
Maria, passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações, vai acabando com o ódio, os rancores, mágoas e maldições.
Maria, vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações, vai tirando seus filhos das perdições. Maria, passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os seus filhos. Maria Tu és a Mãe também porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas nos caminhos. Maria, eu te peço, passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti.
Ninguém pode dizer que foi decepcionado por Ti, depois de ter chamado ou invocado. Só tu, com o poder de teu Filho, podes resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço esta oração pedindo a tua proteção, rezando um Pai-Nosso e três Ave-Marias.