Dicas para viver bem a Quaresma:: Silêncio interior
Que a quaresma é um tempo propício para a conversão, todo mundo está cansado de saber. Entra ano e sai ano, e os sacerdotes continuam ensinando ao povo essa verdade. Porém é triste perceber que muitos católicos passam pela quaresma como se nada estivesse acontecendo e assim sendo, perdem a oportunidade sair dela sendo cristãos melhores.
Porém é fato: Muita gente deseja aproveitar esse tempo e não sabe por onde começar. As vezes falamos muito para as pessoas que é necessário caminhar mas esquecemos de apontar caminhos. Por isso resolvi postar aqui algumas das coisas que eu faço nesse tempo para viver bem. A minha experiência em quaresmas tem sido muito boas. São pequenos passos que quando dados, me ajudam a viver melhor esse tempo. Sei que existem muitas fórmulas escritas por santos e doutores da Igreja, mas essas que vou relatar ao longo da quaresma, são as que funcionam bem comigo. Espero que ajudem você.
1ª Dica:: Busque o silêncio interior
Vivemos em meio ao barulho. Carros que passam, música alta, pessoas falando… A poluição sonora realmente nos incomoda. Porém o pior barulho que existe não vem de fora. Vem de dentro de nós.
Infelizmente se chegarmos a um lugar sem barulho nenhum, conseguimos perceber que muitas vozes gritam dentro dos nossos ouvidos. O nosso cotidiano faz nossa cabeça trabalhar quase que vinte quatro horas. Quem não conhece uma pessoa que quando chega em casa e percebe que está sozinho, logo não liga o rádio ou a TV para fugir do silêncio? Muita gente se sente perturbada com o silêncio.
Por isso a dica que dou hoje é treinarmos nosso ser para cultivar o silêncio. É no silêncio que o Senhor nos fala. Fica difícil ouvir alguém em meio ao barulho. Portanto é essencial buscarmos e cultivarmos o silêncio. Não estou dizendo que na quaresma você terá que ficar calado e sem ouvir música ou ver TV. Estou dizendo que você precisa cultivar o silêncio. Quando nos determinamos a silenciar é como se estivéssemos no deserto, mesmo estando no meio da cidade mais barulhenta.
Um excelente exercício para se exercitar no silêncio é tirar alguns minutos do seu dia para não pensar em nada, não escutar nada e não fazer absolutamente nada.
Eu faço assim: Quando começo meu dia de trabalho, eu tiro 5 minutos do meu dia para silenciar o coração. Faço o sinal da cruz, e rezo: Jesus silencia meu coração. Que os ruídos internos e externos não atrapalhem os meus ouvidos. Quero escutar apenas a tua voz.
Depois disso, eu fecho os meus olhos e busco não pensar em nada. Se você fizer isso, você vai perceber que o seu interior logo vai buscar algo para pensar ou se preocupar. Quando se pegar nessa situação, faça novamente essa oração e recomece. Ao fim do tempo estabelecido agradeça ao Senhor e vá seguir com sua vida.
Você perceberá que com o tempo, você sentirá necessidade de fazer esse silêncio interior mais vezes. Fazendo isso constantemente você perceberá que seu interior vai silenciar. Esse exercício simples vai te ajudar a ouvir melhor as orientações que o Senhor te dá ao longo do dia.
Fonte: Dominus Vobiscum