O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: LONGO, BARTOLO, BL. Homem de Maria e Irmão Rosário (Leigo)
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
    Vamos conhecer o   rosário de Nossa Senhora de Pompeia e  sua  história                   BEATO   BARTOLO LONGO,   o Homem de Ma...
    Vamos conhecer o   rosário de Nossa Senhora de Pompeia e  sua  história  


Resultado de imagem para BARTOLO LONGO

                BEATO BARTOLO LONGO,  o Homem de Maria e Irmão Rosário


 LAICATO: O QUE É ISSO? O QUE SIGNIFICA “LAICATO”

Se procurarmos o significado da palavra “laicato” na internet, encontraremos as seguintes definições
1. estado ou condição de leigo;
2. que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo.
Assim, dentro da Igreja Católica, leigo é todo cristão que não recebeu o Sacramento da Ordem, ou seja, que não é ordenado (padres, bispos etc) e que também não pertence a nenhuma Ordem ou Congregação Religiosa (as Irmãs Relgiosas ou freiras). Em resumo, são todos os cristãos católicos batizados que fazem parte da Igreja.

O leigo tem como vocação própria, procurar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas ordenando-as segundo o Plano e a vontade de Deus. Cristo os chama a ser “sal da terra e luz do mundo” .. O leigo deve ser testemunha de Cristo aonde o sacerdote não chega. Ele deve levar a luz de Cristo aos ambientes de trevas, de pecado, de injustiça, de violência, enfim, ao mundo de hoje com suas virtudes e mazelas. Assim, no mundo do trabalho, levando tudo a Deus, o leigo contribui para o louvor do Criador. Ele constrói o mundo pelo trabalho, e assim coloca na obra de Deus a sua assinatura.





                                                           BARTOLO  LONGO , Beato



Também conhecido como "Homem de Maria" e "Irmão Rosário", terciário dominicano, fundador do Santuário de Nossa Senhora de Pompéia e das Filhas de São Rosário de Pompeia; b. 11 de fevereiro de 1841, Latiano, Apulia, sul da Itália; d. 5 de outubro de 1926, Pompeia, Itália.
Filho de um médico próspero chamado Bartolomeo Longo e sua esposa, Antonietta Luparelli, Bartolo Longo recebeu uma boa educação dos piaristas em Francavilla Fontana e Lecce, em seguida, estudou Direito na Universidade de Nápoles, onde recebeu seu diploma em 1864. Durante sua universidade anos, Bartolo foi influenciado pelo anticlericalismo da época e se envolveu no espiritismo oculto popular. Depois de uma grave depressão, o padre dominicano Alberto Radente o levou à conversão em 29 de maio de 1865. Depois disso, dedicou-se a obras de caridade. Bartolo tornou-se um terciário dominicano com o nome de Irmão Rosario em 25 de março de 1871.

Em 1872, Longo foi para o vale de Pompéia a negócios para a condessa Marianna Farnararo de Fusco , com quem se casou em 1885. Observando o desespero e a falta de fé na região e recordando a devoção do padre Alberto ao rosário, Bartolo decidiu encorajá-lo, continuando suas obras de misericórdia e ensinando o catecismo. Com muita dificuldade ele estabeleceu uma Confraria do Santo Rosário e procurou construir um santuário da Mãe Santíssima. Depois de várias tentativas frustradas de levantar fundos, ele aceitou a sugestão do Bispo Formisano de Nola de receber um "soldo" (centavo) por mês de cada um dos 300 doadores. A pedra fundamental foi lançada em 1876. Fortuna Agrelli forneceu uma grande contribuição após sua cura milagrosa em 1884, que levou à consagração do Santuário de Nossa Senhora do Rosário em 7 de maio de 1891. O papa Pio X elevou-o ao status de basílica pontifícia em 1894. Por volta de 1900, Bartolo foi falsamente acusado de má administração financeira, mas depois foi inocentado da acusação.

Longo promoveu um único "Rosário dos Quinze Sábados" e Novena Rosário de Nossa Senhora de Pompéia, com 54 dias de duração. Ele também defendeu a definição da Assunção de Maria como dogma e fundou as Filhas Dominicanas de São Rosário. Ele e sua esposa construíram um orfanato para meninas em 1887, abrigos para os filhos de prisioneiros em 1892 e 1922, uma oficina de tipografia e uma gráfica para publicar panfletos, um hospital, escola de música e duas casas para terciários dominicanos perto do santuário. Outras instituições de caridade têm crescido na "Cidade de Maria" ao redor do santuário onde centenas de curas milagrosas supostamente ocorreram. Antes de sua morte, Bartolo também escreveu The Fifteen Saturdays, Petition (1883), e iniciou a revista The Rosary and the New Pompeii (fundada em 1884). Seus restos mortais agora descansam na basílica de Pompeia sob o trono do santuário de Nossa Senhora (1983).

Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 26 de outubro de 1980.
Festa: 6 de outubro


(Não encontrei  o filme em português mas no youtube tem o recurso para legenda em português.) 

    







(Quadro  de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de  Pompéia) 


                            




Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top