O jovem bispo buscou ser sinal de reconciliação e esperança por onde passou. Deixando muitos filhos espirituais por onde passou
São Rosendo
São Rosendo nasceu no ano de 907, em Monte Córdova, dentro de uma família muito religiosa. Seus pais foram o Conde D. Guterre Mendez de Árias e Santa Ilduara.
Adolescente, passou Rosendo a Mondoñedo, onde seu tio paterno, Savarico, era bispo. É de presumir que tenha prosseguido os estudos em algum mosteiro beneditino.
Em 925, apenas com dezoito anos, sucede ao bispo de Mondoñedo, sendo muito bem recebido. Esforçou-se por restabelecer e e consolidar a paz, reconstruindo – ajudado pelos pais – os mosteiros e igrejas que tinham sofrido com a desordem. Assim serenou e conquistou os abades de toda a Galiza, que formavam a nobreza eclesiástica; e atraiu a nobreza civil, a que estava muito ligado pelo sangue. Libertou os escravos dependentes da mitra e trabalhou para que os outros senhores fizessem o mesmo; ficou sendo o pai de todos os libertos.
Depois de ser bispo de Mondoñedo, passou a sê-lo de Dume. Veio a Portugal visitar o mosteiro em que era abadessa sua parente, Santa Senhorinha. Desejando apresentar uma comunidade-modelo, conseguiu regressar e edificar um grande mosteiro, depois de um irmão e uma prima lhe terem cedido a quinta de Villar, na diocese de Orense. Obteve doações de ricos e pobres, sobretudo da mãe. Ao fim de oito anos de construção, num domingo do ano de 942 inaugurou a casa, que se ficou chamando Celanova: recebeu as felicitações de 11 bispos da Galiza e de Leão; foi saudado por 24 condes; prestaram-lhe homenagem muitos abades, presbíteros, diáconos e monges; e ouviu os aplausos da multidão.
Ficou abade de Celanova o monge Franquila. E São Rosendo voltou a Mondoñedo a extinguir rancores, sufocar conspirações, acalmar avarezas e pacificar famílias. Entre 944 e 948, depois de renunciar o bispado, retirou-se para Celanova. Mas foi preciso que substituísse alguns parentes seus, na autoridade que lhes pertencera, pois esses tinham-se revoltado contra Ordonho III (955). Administrou a diocese de Iria-Compostela pelo ano de 970, quando a região era assolada por violentas incursões normandas.
Veio a falecer em Celanova, no 1º de março de 977, com testamento que reflete fé, ciência escriturística, humildade, amor à Ordem Beneditina, predileção por Celanova e desejo de viver na eternidade como vivera os seus dias de afadigado peregrinar na terra: “sob a providência de Deus”.
São Rosendo, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova
Sobre o JAÉ
A missão deste site é mostrar a todos a importância do Rosário, mostrar como o caminho com Maria nos leva a Jesus, e de uma forma jovial como a alegria de Deus deve fazer parte do nosso dia-a-dia.
Advertisement
Related Posts
- São Vicente Ferrer - Santo do dia - 05/0405 Apr 2025undefined
São Vicente Ferrer Vicente nasceu em Valência, na Espanha, em 1350. Passou a infância e a ju...Read more »
- São Marcelino -Santo do dia - 06/0406 Apr 2025undefined
São Marcelino Marcelino foi um sábio e dedicado religioso, amigo e discípulo de Agostinho, bi...Read more »
- São João Batista de La Salle - Santo do dia - 07/0407 Apr 2025undefined
São João Batista de La Salleo Religioso e fundadorn [165188 – 1759]o...Read more »
- Santo Alberto - Santo do dia - 08/0408 Apr 2025undefined
Santo Alberto Nasceu na Itália no ano de 1150. Foi dizendo ‘sim’ a vontade do Senhor. Tornou...Read more »
- Santa Júlia Billiart- Santo do dia - 08/0408 Apr 2025undefined
Santa Júlia Billiart, religiosa cujo alimento foi unicamente a Eucaristia ...Read more »
- São Leopoldo Mandic - Santo do dia - 09/0409 Apr 2025undefined
São Leopoldo Mandic O santo de hoje foi um herói dos confessionários. Nasceu na Dalmácia (e...Read more »