O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: SÃO CAETANO DE THIENE -Santo do dia 07/08
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Fundador dos Teatinos, Santo 1480-1547 Nascido em outubro de 1480 em Vicenza, na Itália, Caetano perdeu prematuramente seu pai, morto...

Resultado de imagem para SÃO CAETANO DE THIENE

Fundador dos Teatinos, Santo
1480-1547

Nascido em outubro de 1480 em Vicenza, na Itália, Caetano perdeu prematuramente seu pai, morto em um conflito armado. Em sua formação teve ele o apoio de sua mãe, profundamente cristã, e que era terceira dominicana. Estudou Direito Civil e Direito Canónico, e recebeu a ordenação presbiteral em 30 de setembro de 1516.
Em Roma tornou-se Protonotário do Papa Júlio II, e já era conhecido pelo povo como o “padre santo”, mas a Cidade Eterna lhe causou espanto, a ponto de referir-se a ela, em uma carta, como “essa cidade que já foi santa, mas que agora tornou-se uma Babilónia”.
Visando a reforma religiosa (contra-reforma, também chamada Reforma Católica), Caetano uniu-se ao bispo de Chieti (Theates, em latim) João Pedro Carafa (que futuramente seria elevado ao sumo pontificado com o nome de Paulo IV) e aos padres Bonifácio de Colle e Paulo Consiglieri, com eles fundando a Ordem dos Clérigos Regulares, que passou a ser conhecida como ordem dos Teatinos. Essa foi a primeira ordem religiosa da Reforma Católica, enfrentando os problemas religiosos que se alastraram na Europa no século XVI.
Nada pedir e nada possuir”: esse era o desejo de Caetano e que passou a fazer parte do carisma teatino. Essas palavras contrastavam com o nepotismo reinante na época, quando pessoas pouco virtuosas e pobres em conhecimentos eram alçadas a cargos de responsabilidade espiritual. O desapego dos teatinos aos bens terrenos evidenciava uma ostensiva prova de confiança na Providência: nada pediam, mas apenas aceitavam o que lhes era dado, e os alimentos recebidos e não consumidos no mesmo dia eram doados aos pobres (pois o dia seguinte seria outro dia com necessidades a serem supridas novamente por Deus). Ou seja: pobreza comunitária, além da pobreza individual; não se apoiar nas rendas ou entradas fixas, nem sequer na mendicância, vivendo apenas dos frutos do ministério pastoral e dos donativos espontaneamente oferecidos.
Nascido em família rica, Caetano fez-se pobre por amor a Cristo. Ele mostrou, com seu estilo de vida, que a mudança na sociedade deve ser iniciada com a mudança no próprio indivíduo, ou seja, em si mesmo, contrastando assim com os numerosos “reformadores não-reformados” que frequentemente surgiam na sociedade de então (e que continuam a surgir nos dias atuais).
A Eucaristia era a fonte que supria Caetano com a necessária energia para a vida cristã, religiosa e sacerdotal: celebrava ele diariamente a Santa Missa, ao contrário do que ocorria com a maior parte dos membros do clero na época.
Sua vida foi um testemunho de amor ao próximo. Disse ele: “servir e amar a Deus, renegar a si mesmo e sacrificar-se pelos outros; eis o segredo da vida cristã e sacerdotal”. Em uma carta aconselhou: “esqueça-se completamente de si e busque no próximo somente a face de Jesus crucificado”.
Entre outros títulos, São Caetano é conhecido como o pacificador dos tumultos populares: morreu em Nápoles em 7 de agosto de 1547, oferecendo-se em holocausto pela paz nessa cidade, sendo o seu sacrifício imediatamente aceito, pois o conflito que se abatera sobre a cidade cessou. No centenário de sua morte os religiosos teatinos elegeram padroeira de sua ordem a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Pureza.





O QUE ESSA ORDEM  TEATINOS 
           ORDEM DOS CLÉRIGOS REGULARES

- Quem são os TEATINOS?

São os religiosos da Ordem dos Clérigos Regulares, fundada em Roma no ano de 1524 por São Caetano Thiene e seus companheiros: João Pedro Carafa, Bonifácio de Colli e Paulo Consiglieri.
Estes religiosos procuram tornar presente a maneira de viver dos primeiros apóstolos (como está retratado nos Atos dos Apóstolos), levando uma vida APOSTÓLICA alicerçada na contemplação.
- Qual é nossa MISSÃO?
Estar sempre reformando a Igreja através da reforma de nossas ações, tornando-se luz e exemplo de vida religiosa e sacerdotal. Qualquer tarefa ou ministério em busca do Reino de Deus são tarefas e ministérios do Teatino. O amor é a motivação e razão de todas as nossas ações.
- Qual é nosso LEMA?
Inspirados no Evangelho de Mateus que retrata a ação providente de Deus na história, nosso lema é Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça e todo o mais virá por acréscimo (Mt 6, 33).
- Ser Teatino: Traços característicos...
1 - A cruz como escudo. O verdadeiro amor leva à doação total. O seguimento verdadeiro de Cristo pelo caminho da entrega total requer que o Teatino assuma o lugar de Cristo na cruz.
2- Confiança na Providência Divina. É certeza de que o Reino de Deus vai acontecer. Nossa ação torna-se providência de Deus no mundo.
3 - Amor com regra. Onde falta o amor falta tudo. E faltar à caridade é faltar contra Deus e seu Projeto.
4 - Deus está nos que sofrem. É no serviço aos mais necessitados que seguimos autenticamente a mensagem evangélica.
5 - Vida Comum. Vivemos em comum, do comum e pelo comum. Procuramos, assim, resgatar a forma de vida dos primeiros cristãos (cf. Atos).
6 - O Combate Espiritual. É o livro de espiritualidade teatina. Propõe uma constante caminhada em busca de superar suas dificuldades para chegar à perfeição evangélica. A Santidade conquista-se a cada dia fruto não de nossas capacidades, mas da confiança em Deus e obediência ao seu projeto.
7 - O Reino e sua Justiça . A construção do Reino de Deus é objetivo final de todo trabalho teatino.
- Ser Padre ou Irmão Teatino-
O que fazemos? Estamos empenhados em diversas realidades onde é necessária a vivência e testemunho do Evangelho. Devemos ser os sentinelas da Reforma, sempre atento aos sinais da História que exigem atitudes concretas: Paróquias, Casa dos Menores, Rádios, Missões Populares, Pastorais Específicas, Juventude e Vocacional Colégios
- Qual é o seu dom a ser oferecido aos irmãos e irmãs mais necessitados?
Se nosso carisma, nossa espiritualidade, nossa História despertarem em você o desejo de dedicar a vida a serviço do Reino de Deus em nossa comunidade, estamos de braços abertos para acolhê-lo.


FAMÍLIA SECULAR TEATINA
No ano de 1524 é fundada por São Caetano de Thiene na Igreja a Ordem dos Clérigos Regulares que buscava sua inspiração para uma vida integra e santa nas Primeiras Comunidades Cristãs, procurando renovar-se para renovar a humanidade. A esse grupo foi dado o nome de Teatino, devido à Diocese de Theates, da qual fora bispo um dos co-fundadores da Ordem. Este nome ficou sendo para toda a Europa da época sinônimo de testemunho e transformação.A Família Secular Teatina é um grupo de leigos de todas a condições que são chamados por Deus através do testemunho de vida, a compartilhar a busca do Reino de Deus e a constante reforma pessoal capaz de irradiar reforma, num amor profundo a Jesus Cristo e a sua mãe, a Virgem Puríssima, venerando-a na sua Imaculada Concepção. A devoção ao Escapulário Azul da Imaculada Conceição nos Teatinos é atribuída ao Pe. Francisco Maggio, que a partir de 1648 começou a empunha-lo sobre os fiéis, baseado numa peculiar iluminação que o Senhor concedeu à Venerável Madre Ursula Benincasa, fundadora das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição, esse hábito foi aplicado pelos Teatinos em seu apostolado para divulgar e perpetuar tal devoção e pertença à Família Secular Teatina. Os Teatinos chegaram ao Brasil em 1951 se instalando na cidade de Fartura-SP, de lá partiram para outras regiões do Estado, chegando a Paróquia São Geraldo em 1958, na pessoa do Teatino Pe. Lineu Bincelli, CR, em todo esse tempo a espiritualidade Teatina foi passada a seus fiéis. A promoção e organização da Família Secular Teatina começou a ser feita na Paróquia São Geraldo a partir de 1997 com um árduo trabalho dos religiosos que aqui residiram e ainda hoje esse ardor inicial está presente nos membros que fazem parte desta família que já conquistou muitos frutos em sua caminhada.Atualmente a Família Secular Teatina está sob nova coordenação, sendo assessorada pelo Pe. José Francisco Antunes, CR e alguns religiosos. Ela preserva os traços tradicionais da sua fundação, buscando concretizar o plano do Reino a partir de uma renovação pessoal.
 

Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top