Já É! Já É! Author
Title: Novena a São João Batista - 1º Dia
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Novena a São João Batista ( de 15 a 23 de Junho) – Festa de São João 24 de Junho Esta novena pode ser rezada individualmente em cas...

Novena a São João Batista ( de 15 a 23 de Junho) – Festa de São João 24 de Junho

Esta novena pode ser rezada individualmente em casa ou no trabalho, com a família ou em comunidades da paróquia. Divulgue, forme grupos, reze em honra e louvor a São João Batista!  


1º Dia - Novena a São João Batista

                Queridos irmãos, meditemos sobre a vida de São João Batista, que, vivendo na simplicidade, na oração e na penitência, pregou um batismo de conversão para os pecadores, que devem buscar a paz e a partilha com os pobres. Meditemos à luz do Espírito Santo.
                Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém. 
O nascimento de São João Batista:
* São João Batista nasceu poucos meses antes do nascimento de Jesus. Era filho de Zacarias e Isabel, que eram "justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor" (Lc 1,6).
* O pai de João era idoso, e sua mãe não podia ter filhos, o que lhe trazia humilhação e desprezo. Por isso, os pais de João Batista simbolizam todas as famílias e comunidades pobres e humilhadas, que dependem apenas  da misericórdia e do apoio de Deus, e por isso podem falar alegremente de Deus, como a mãe de João:
Todos.: "Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública" (Lc 1,25). 
Leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (1,5-25):
5. Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. 6. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7. Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. 8. Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9. coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10. Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13. Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. 14. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15. porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16. ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17. e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.
18. Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. 19. O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo.21. No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário.22. Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo.23. Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa.24. Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:25. Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens.
 Leitura do cântico evangélico - Benedictus - (Lc 1, 68-79) proclamado por Zacarias:
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo. (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Leitura do Evangelho do dia.
15/06/2013 - Evangelho (Mt 5,33-37)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33 “Vós ou­vistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36 Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37 Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

Fazer as preces e pedidos da novena.

Rezar um Pai-Nosso, Ave-Maria e Gloria

Quando João Batista nasceu, todo o povo da região veio congratular-se com Isabel e Zacarias: após tanto tempo de casados recebiam afinal um filho para alegrar sua velhice. Esta alegria tornou-se maior ainda quando o velho pai, recuperando a fala perdida, anunciou que aquele menino vinha preparar o caminho do salvador do mundo, iluminando os que jaziam nas sombras da morte.

Ladaínha De São João Batista
Senhor tende piedade de nós!  Senhor tende piedade de nós!
Cristo tende piedade de nós!  Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós! Senhor tende piedade de nós! 
São João Batista, que foste, como o Cristo, anunciado pelo anjo Gabriel. Rogai por nós!
São João Batista, que exultaste de alegria no seio de Isabel, quando recebeu a visita da Mãe de Deus. Rogai por nós!
São João Batista, que encheste de alegria a tua mãe e mereceste os cuidados de Nossa Senhora. Rogai por nós!
São João Batista, que clamaste no deserto, preparando os caminhos do Senhor. Rogai por nós!
São João Batista, que pregaste no Jordão um batismo de penitência para o perdão dos pecados. Rogai por nós!
São João Batista, que apontou o verdadeiro Cordeiro, aquele que tira o pecado do mundo. Rogai por nós!
São João Batista, que proclamaste indigno de desatar as sandálias de Jesus Cristo. Rogai por nós!
São João Batista, que quiseste diminuir para que o Cristo crescesse, e tiveste a cabeça cortada no cárcere por falar aos grandes a verdade. Rogai por nós!
São João Batista, de quem o Cristo disse que eras mais que um profeta e o maior entre os nascidos de mulher. Rogai por nós!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.  

Oração a São João Batista
                Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, ao ser martirizado. Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.
São João Batista!  Rogai por nós e abençoai as nossas famílias!


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo -  Amém.


* Novena à São João Batista
  Dia:  1  2  3  4  5  6  7  8  9 

Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top