O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: Novena a São João Batista - 2º Dia
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Novena a São João Batista ( de 15 a 23 de Junho) – Festa de São João 24 de Junho Esta novena pode ser rezada individualmente em casa ...

Novena a São João Batista ( de 15 a 23 de Junho) – Festa de São João 24 de Junho
Esta novena pode ser rezada individualmente em casa ou no trabalho, com a família ou em comunidades da paróquia. Divulgue, forme grupos, reze em honra e louvor a São João Batista!  

2º Dia - Novena a São João Batista

                Queridos irmãos, meditemos sobre a vida de São João Batista, que, vivendo na simplicidade, na oração e na penitência, pregou um batismo de conversão para os pecadores, que devem buscar a paz e a partilha com os pobres. Meditemos à luz do Espírito Santo.
                Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém. 

O nascimento de São João Batista:

* São João Batista nasceu poucos meses antes do nascimento de Jesus. Era filho de Zacarias e Isabel, que eram "justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor" (Lc 1,6).
* O pai de João era idoso, e sua mãe não podia ter filhos, o que lhe trazia humilhação e desprezo. Por isso, os pais de João Batista simbolizam todas as famílias e comunidades pobres e humilhadas, que dependem apenas  da misericórdia e do apoio de Deus, e por isso podem falar alegremente de Deus, como a mãe de João:
Todos.: "Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública" (Lc 1,25). 

Leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (1,5-25):

5. Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. 6. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7. Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. 8. Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9. coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10. Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13. Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. 14. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15. porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16. ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17. e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.
18. Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. 19. O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo.21. No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário.22. Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo.23. Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa.24. Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:25. Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens.

 Leitura do cântico evangélico - Benedictus - (Lc 1, 68-79) proclamado por Zacarias:

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo. (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.

Leitura do Evangelho do dia.
16/06/2013 - Evangelho (Lc 7,36-8,3)
Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”
41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”.
48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.
49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”
50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”
8,1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fazer as preces e pedidos da novena.

Rezar um Pai-Nosso, Ave-Maria e Gloria

Quando João Batista nasceu, todo o povo da região veio congratular-se com Isabel e Zacarias: após tanto tempo de casados recebiam afinal um filho para alegrar sua velhice. Esta alegria tornou-se maior ainda quando o velho pai, recuperando a fala perdida, anunciou que aquele menino vinha preparar o caminho do salvador do mundo, iluminando os que jaziam nas sombras da morte.

Ladainha De São João Batista

Senhor tende piedade de nós!  Senhor tende piedade de nós!
Cristo tende piedade de nós!  Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós! Senhor tende piedade de nós! 
São João Batista, que foste, como o Cristo, anunciado pelo anjo Gabriel. Rogai por nós!
São João Batista, que exultaste de alegria no seio de Isabel, quando recebeu a visita da Mãe de Deus. Rogai por nós!
São João Batista, que encheste de alegria a tua mãe e mereceste os cuidados de Nossa Senhora. Rogai por nós!
São João Batista, que clamaste no deserto, preparando os caminhos do Senhor. Rogai por nós!
São João Batista, que pregaste no Jordão um batismo de penitência para o perdão dos pecados. Rogai por nós!
São João Batista, que apontou o verdadeiro Cordeiro, aquele que tira o pecado do mundo. Rogai por nós!
São João Batista, que proclamaste indigno de desatar as sandálias de Jesus Cristo. Rogai por nós!
São João Batista, que quiseste diminuir para que o Cristo crescesse, e tiveste a cabeça cortada no cárcere por falar aos grandes a verdade. Rogai por nós!
São João Batista, de quem o Cristo disse que eras mais que um profeta e o maior entre os nascidos de mulher. Rogai por nós!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.  

Oração a São João Batista

                Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, ao ser martirizado. Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.
São João Batista!  Rogai por nós e abençoai as nossas famílias!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo -  Amém.



* Novena à São João Batista
  Dia:  1  2  3  4  5  6  7  8  9 






Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top