O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: Papa Francis institui nova celebração de Maria, Mãe da Igreja
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
O Memorial da Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, foi inserido no calendário romano na segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes...

O Memorial da Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, foi inserido no calendário romano na segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes.




O Papa Francisco decretou que a devoção à Santíssima Virgem Maria, sob o título de Mãe da Igreja, seja inserida no calendário romano. A celebração litúrgica,  Beata Mariæ Virginis, Ecclesiæ Matris , deve ser celebrada anualmente, como um Memorial. A partir deste ano, todas as dioceses e paróquias celebram esta festa na segunda-feira seguinte ao Pentecostes. Esta celebração oficial sublinha uma característica da Virgem Maria, que é mãe de Cristo e da Igreja.
Sendo um Memorial, esta celebração inclui suas próprias leituras. Todos os calendários e livros litúrgicos incluirão assim este memorial tanto para a Missa quanto para a Liturgia das Horas. A leitura do breviário, de fato, inclui o texto da proclamação de Maria  como Mãe da Igreja.
O Decreto foi divulgado  pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
O cardeal Robert Sarah, seu prefeito, explicou que a decisão do Papa baseia-se na antiga tradição construída em torno da devoção a Maria como Mãe da Igreja. O cardeal Sara também explicou que o Papa Francis deseja promover essa devoção para "encorajar o crescimento do sentido materno da Igreja nos pastores, religiosos e fiéis, bem como um crescimento da verdadeira piedade mariana", explicou Devin Watkins em um artigo publicado pela Vatican News.
O próprio decreto revisita e explica a história da teologia mariana na tradição litúrgica da Igreja e os escritos dos Padres da Igreja. Cita as reflexões de Santo Agostinho e do Papa São Leão, o Grande, sobre a importância da Virgem Maria, não só na vida da Igreja, mas também na própria vida do próprio Cristo:
"Na verdade, o antigo [St. Agostinho] diz que Maria é a mãe dos membros de Cristo, porque com a caridade ela cooperou no renascimento dos fiéis na Igreja, enquanto a segunda [St. Leo o Grande] diz que o nascimento da Cabeça é também o nascimento do corpo, indicando que Maria é imediatamente mãe de Cristo, o Filho de Deus e mãe dos membros de seu Corpo Místico, que é a Igreja. "
O decreto explica que tais reflexões são resultado da "maternidade divina de Maria e de sua união íntima na obra do Redentor", e explica que Maria se tornou Mãe da Igreja quando, ao pé da Cruz (Jn 19: 25), ela "aceitou o testamento do amor de seu filho e deu as boas-vindas a todas as pessoas na pessoa do discípulo amado como filhos e filhas para renascer para a vida eterna".
Este decreto foi assinado em 11 de fevereiro de 2018, festa de Nossa Senhora de Lourdes. Os textos litúrgicos, bem como as suas traduções aprovadas pelas conferências episcopais, serão publicados após a confirmação do Dicasterio.
Fonte ; Aleteia

Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre a celebração da Santíssima Virgem Maria Mãe da Igreja no Calendário Romano Geral, 03.03.2018

https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2018/03/03/0168/00350.html#portD

Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará

Resultado de imagem para imagem de maria esmagado a cabeça da serpente

Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top