O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: MAIO: MÊS DE MARIA
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Porque um mês a Maria? (Why a Month for Mary?) (Original em Inglês, veja a transcrição e adaptação em Português abaixo) Mê...


Porque um mês a Maria? (Why a Month for Mary?)



(Original em Inglês, veja a transcrição e adaptação em Português abaixo)

Mês de Maria

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Amém.

Ave Maria, cheia de graça
O senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres, e
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria, mãe de Deus
Rogai por nós, pecadores
Agora e na hora da nossa morte.
Amém

Mãe Imaculada do Santíssimo Sacramento,
Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Louvados sejam Jesus e Maria.
Amém

Com essa meditação sobre Maria, nesta Sagrada hora, nos começamos a falar sobre o mês de Maio, o mês de Nossa Senhora. Nós a honramos de maneira especial trazendo flores para ela, e por isso chamamos o mês de Maio de “mês das flores”.

Nós deveríamos nos questionar em todos os momentos de nossa vida, e também no começo deste mês:
"Por que estou fazendo isso?"

Assim faremos tudo com mais com convicção, com mais sinceridade e faremos tudo de uma maneira melhor. Se nós nos questionarmos o porquê honramos Nossa Senhora, especialmente no mês de Maio, vamos encontrar como resposta, que é uma devoção e um sentimento, mas não é apenas um sentimento, pois também é baseado teologicamente, é baseado especialmente nas palavras de Nosso Senhor, e nós vamos ver um pouco sobre isso hoje.

Apenas para introduzir o raciocínio, uma vez o Papa Leão 13 disse: Cada pessoa que contemplar a glória e a altíssima nobreza com que Deus concedeu a Majestosa Virgem Maria vai facilmente perceber como é importante, tanto para as pessoas em geral como para o beneficio próprio, a devoção a ela. A devoção a Nossa Senhora deveria ser praticada com assiduidade e diariamente promovida, cada vez mais e mais.

Se considerarmos a altíssima nobreza e glória com que Deus criou a Virgem Maria vamos facilmente perceber como é importante honrá-la, e vamos ver que toda a honra que damos a ela ainda não é o suficiente, porque o próprio Deus decidiu tornar-se Filho dela.

Se cada um entendesse isso, assim todas as Igrejas do mundo estariam cheias no mês de Maio, e as pessoas estariam rezando, pedindo a ela por graças, glorificando a ela, assim como Deus a glorificou.

Não é a melhor justificativa, mas é possível entender porque essa tradição tão antiga escolheu o mês de Maio para honrar Nossa Senhora. Aqui neste lado do mundo estamos em plena primavera e normalmente Maio é o mês mais bonito, onde nós temos um ótimo clima, as flores estão  desabrochando e os pássaros estão cantando. É como um renascimento da vida, toda a natureza, mesmo sem saber, está dando glória a Nossa Senhora.

São Francisco dizia que o mundo inteiro foi criado para Nossa Senhora e Nossa Senhora foi criada para Jesus. Mas a natureza não sabe que está dando glórias à Nossa Senhora, pois não tem o desejo nem a inteligência para isso, mas nós temos. E por isso queremos oferecer a ela flores, nós queremos imitar a natureza.Com a diferença de que nós devemos colocar o nosso intelecto e as nossas vontades ao fazer isso.

As flores que oferecemos são os nossos atos de amor e obediência. Amor porque ela é Nossa Mãe e na ordem da graça nós devemos nossa vida a ela. E obediência porque não todas as vezes que nos voltamos para ela, ela sempre nos diz a mesma coisa: "façam o que meu filho vos disser".

Amor e obediência são as principais flores que devemos oferecer a Nossa Senhora neste mês, se nos dermos conta disso então este mês de Maio vai ter sentido de verdade, nos vamos vive-lo com o coração. Nós vamos querer fazer algo para Nossa Senhora e vamos perceber que o que quer que façamos ainda não é o suficiente para honrá-la apropriadamente, e não apenas para glória dela, mas também para o nosso bem, para o bem de toda a sociedade, para o bem de nossas famílias.

São Maximiliano, mártir da Igreja, um santo que eu espero que um dia seja considerado Doutor da Igreja, era um Frei e foi o fundador de uma comunidade (Niepokalanów-Polônia) na época com oitocentas pessoas, um grande missionário e dizia em uma frase o que poderia resumir toda a sua teologia: "uma coisa é essencial em Niepokalanów  que esta comunidade seja cada dia mais propriedade da Imaculada, quando isso acontecer tudo mais virá a nós através dela".

É por isso que a Igreja dedica a ela as palavras da Sagrada Escritura "Com ela me vieram todos os bens, e em suas mãos existe riqueza incalculável"(Sabedoria 7,11). E nós nos tornamos propriedade de Nossa Senhora quando nos consagramos a ela, e então tudo virá a nós através dela, com ela e nela. 

E isso é Sensus fidelium, quando sentimos que isso é verdade, e é por isso que estamos aqui. Para nos unirmos a Mãe, por que ela é Nossa Mãe. Mas às vezes temos que justificar porque isso é verdade, principalmente por vivermos em um país de Maioria protestante. Quando vivemos cercados de protestantes, de pessoas que não honram Nossa Senhora, que não entendem Nossa Senhora, facilmente podemos cair na tentação de se questionar "porque eu honro a Nossa Senhora?", "talvez eu esteja colocando ela em um lugar entre Jesus e eu..."

Se nós pensamos assim, nós deveríamos perguntar a Deus, Nosso Senhor, e nós o temos aqui no altar agora: "Senhor, se não gostaria que Nossa Senhora fizesse parte da Nossa vida espiritual, por que disse a ela na cruz 'Eis ai o seu filho...' e porque disse a nós na cruz 'Eis ai a sua Mãe...'?"
E até mesmo antes disso, por que ele não recusou a Ela os milagres que ela pediu a Ele, e ainda antes por que ele decidiu se fazer humano no seu Imaculado Ventre, por que ele viveu com ela por trinta anos, o Senhor é Onipotente, poderia se tornar humano da forma que quisesse, mas por que escolheu Nossa Senhora?

Ele o fez porque assim desejou.

Se para honrar Nossa Senhora, vamos a Jesus através dela é por que assim Deus o desejou. Quando nós voltamos a Nossa Senhora sua preocupação, sua única preocupação é nos levar a Jesus, e trazer Jesus para nós. Isso nunca será um exagero, porque o Senhor honrou Nossa Senhora antes de nós. Nós não podemos ter o seu amor sem Nossa Senhora.

Saõ Paulo disse: "Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Como não nos dará também todas as coisas junto com o seu Filho?" (Romanos 8:32). Com Jesus nós recebemos tudo de bom. Mas de onde recebemos Jesus? De onde vem o corpo de Jesus, se não é por Nossa Senhora?

Quando o tempo da plenitude chegou, Deus enviou seu filho que nasceu de uma Mulher, não precisava ser desse jeito, mas Deus escolheu essa maneira. Deus enviou seu Filho e nasceu de uma mulher. Com Jesus nós recebemos tudo de bom, e nós recebemos Jesus através de Maria.
Prova disso, de que Nossa Senhora nunca fica no caminho, nunca impede de chegarmos a Jesus, é o simples fato do que estamos fazendo aqui hoje: Adorando Nosso Senhor. Espontaneamente, nos lugares onde mais honramos Nossa Senhora, são os lugares onde ela nos trás a Jesus, através do Santíssimo Sacramento, o seu Filho, no Santíssimo Sacramento.

Você não sabe exatamente como isso acontece, mas a devoção a Eucaristia brota precisamente nos lugares onde a devoção a Nossa Senhora é mais forte. Pois, ela não tem outra preocupação, a não ser nos levar a Jesus.  E através dele trazer tudo de bom para nós.

Então durante esse mês faremos essa série de meditações sobre Nossa Senhora, mas o mais importante para nós será rezar para ela, e desejar conhecermos, entendermos e amarmos a ela cada vez mais. Porque ela é o porto mais seguro e o mais belo caminho para Jesus. Por isso nós podemos dizer verdadeiramente, eu não tenho apenas uma devoção, mas estou convencido de que todas as coisas boas vêm a nós através dela e com ela.

Depois dessa introdução sobre esse mês, nós vamos fazer uma preparação para a nossa consagração no final deste mês. Espero que aqueles que ainda não se consagraram, no final deste mês terão a oportunidade de se consagrar a Nossa Senhora e se tornar propriedade de Jesus através de Maria. Para quem já for consagrado será uma oportunidade para renovar sua consagração.

Para guiar essa preparação à consagração nós vamos usar um pequeno livro compilado pelo Padre Michael Gately. Estes livros estão disponíveis na capela, de maneira que vocês podem pega-los, e utilizá-los durantes as quatro semanas de preparação para esse ato de doar-se e entregar-se a Nossa Senhora.

E por que entregar-se totalmente a Ela?

Então novamente eu direi o porquê, porque quem perceber a grande nobreza e glória com a qual Deus criou Nossa Senhora vai facilmente perceber quão importante isso é para o nosso bem e para o bem de todas as pessoas, e como a devoção a ela deveria ser uma prática incansável, diariamente promovida, cada vez mais.

Então hoje, no começo deste mês, vamos tomar esse propósito de oferecer a Nossa Senhora uma pequena flor todos os dias, rezar para ela, oferecer-lhe sacrifícios e reparações, oferecer-lhe todas as nossas vontades a ela. Não deixemos esse mês passar sem crescer o nosso amor por Nossa Senhora.
Vamos pedir a Nossa Senhora que permita-nos  conhecê-la e amá-la, assim vamos experimentar em primeira mão, como disse Bento 16: "Não há fruto da graça na história da salvação que não tenha como instrumento necessário a mediação de Nossa Senhora." e "Com ela me vieram todos os bens" (Sabedoria 7,11).

Louvados sejam Jesus e Maria

Bênção com o Santíssimo Sacramento


Ave Maria!


Maria é a Mãe de todos nós não importa qual seja a nossa língua.

(Mary is the Mother of us all no matter what our language.)



Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top