O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: Não está pronto para a Quaresma?
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
                   Tempo de reflexão  de nossas vidas  que somos e para  ande vamos,                                                        ...

                   Tempo de reflexão  de nossas vidas  que somos e para  ande vamos,                                                                                            O que temos que mudar em nossas vidas para voltar ao Pai,



São Francisco de Sales nos oferece uma Santa Ajuda!

Já é Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma chegou. Você já leu dezenas de artigos sugerindo o que você deveria fazer e o que não deveria, o que você deveria retirar da sua vida durante 40 dias, ou o que você deveria adicionar a sua vida durante este período.

Você deve ter procurado por práticas quaresmais de acordo com a sua faixa etária e como colocá-las em prática. E você deve ter lido tantas sugestões e comentários que está começando a entrar em pânico, pensando se poderia fazer isso corretamente ou não, e se questionando se os seus propósitos fazem ou não sentido, se são criativos ou piedosos o bastante.

A quaresma já está ai, mas o seu pensamento não - na verdade, ainda não.  Você sabe que se você não tem um esquema de mídia social aprovado pelo qual você possa se reconstruir espiritualmente de cima para baixo, você só vai acabar desistindo de chocolate, de novo, e sentindo como se estivesse começando uma época de penitência com um déficit de inspiração.

Vamos aprender com São Francisco de Sales, que era, de muitas maneiras, como você e eu, lutando para aprender a paciência, querendo alcançar as alturas espirituais, mas caminhando a passos de bebê. Este é um homem que sabe muito bem como alcançar a prateleira alta antes que ele tenha crescido o suficiente para alcançá-la, ou permanecer por pouco tempo na prateleira mais baixa mas sem preguiça. E assim ele escreve

Deus tem prazer em vê-lo dar seus pequenos passos; E como um bom pai que segura sua criança pela mão, acomodará seus passos ao seu e se contentará em não ir mais rápido do que você. Por que você se preocupa?

Passos de bebê …

Você aprende a falar falando, a estudar estudando, a correr correndo, a trabalhar trabalhando; e também só assim, você aprende a amar amando. Todos aqueles que pensam em aprender de outra maneira se enganam a si mesmos.

Não entre em pânico se você não tiver os seus planos para a Quaresma "todos exatamente definidos" hoje:

Nunca se apressem em nada. Faça todas as coisas calmamente e em espírito de repouso. Não perca sua paz interior, mesmo que tudo pareça estar dando errado. Pode haver algo na vida que se possa comparar a paz de espírito?

Primeiro, identifique o que é fundamental:

Examine seu coração freqüentemente para ver se ele é tal para o seu próximo como você gostaria que o coração de outras pessoas estivessem para você. Esse deve ser o critério da verdadeira razão.

E não se engane. (Talvez a primeira regra da Quaresma seja "não se engane.")

Nós todos colorimos a devoção de acordo com nossos próprios gostos e disposições. Um homem atribui grande valor ao jejum e acredita estar levando uma vida muito devota, justamente porque ele jejua rigorosamente, embora o seu coração esteja cheio de amargura - ele se abstêm de umedecer os lábios com vinho, e talvez até mesmo com água, em sua grande abstinência, mas não tem escrúpulos de se embriagar no sangue do seu próximo através de calúnias e difamação.

Todas estas citações são tiradas do livro Introdução à Vida Devota, que - mesmo que sua Quaresma pareça pouco promissora hoje - não pode deixar de mudar o seu pensamento para o melhor ao longo destes quarenta dias. Considere lê-lo como algo para "fazer" na antecipação da Páscoa.

Ainda melhor, se você ainda sente que sua Quaresma precisa ser algo "mais do que o usual", o Centro Salesiano de Fé e Cultura tem oferecido cursos online abertos para todas as pessoas, sobre a Espiritualidade Diária de São Francisco de Sales. (Curso em inglês, acesse aqui )

Caso você decida participar, nós seremos colegas de estudo, porque eu também não tenho um plano completo ainda para a minha Quaresma - ela veio tão cedo este ano! - e porque sei que, em tal caso, não posso deixar-me em melhores mãos do que São Francisco de Sales, que (juntamente com São Filipe Neri, cuja Congregação do Oratório conta com São Francisco como um membro) é um dos patronos destas páginas a quem rogamos todos os dias.

Entre os rogos a estes dois patronos, Missa diária e atos de devoção, esta poderá ser afinal uma temporada esplêndida.

Ó Santos, ensina-nos o que sabem!

Download do Livro Introdução à Vida Devota - a partir do Blog Alexandria Católica

Tradução e adaptação: Equipe JAÉ
Fonte: Aleteia.org


Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top