O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: Novena de Pentecostes 4º dia - A graça atual
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Pedir com humildade, com confiança, com perseverança e atenção é o caminho para receber a graça atual Nos dias anteriores, aprendemos qu...

Pedir com humildade, com confiança, com perseverança e atenção é o caminho para receber a graça atual


Nos dias anteriores, aprendemos que o Espírito Santo cria no homem um organismo sobrenatural que se caracteriza pela presença das virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo. Enquanto as primeiras são ações humanas, as segundas são ações divinas.

 
A novena de Pentecostes é a mãe de todas as novenas. É o curto período entre a Ascensão de Nosso Senhor aos Céus, quarenta dias após a Sua Ressurreição, e a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Por nove dias, os discípulos e a Virgem Maria se reuniram no Cenáculo, atendendo ao pedido do próprio Jesus: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: 'João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo'" (At 1, 4-5).

Recomenda-se para estes dias alguma oração diária ao Espírito Santo, como a novena própria de Pentecostes ou a sequência Veni Creator Spiritus (no fim da página), invocando o Seu derramamento em nossos corações.


A graça atual
No entanto, teologicamente, tanto as virtudes como os dons são hábitos que estão voltados para a ação. E, mesmo presentes em nós, não significa que estão atuantes, pois para que se tornem ação e realidade necessitamos da graça atual.

A graça atual é uma intervenção de Deus, equivale à energia para realmente colocar os remos n'água e remar, que recebemos somente por meio da súplica, implorando a Deus que a conceda, como um mendigo na soleira da porta do rico.

A oração é o modo pelo qual a graça é obtida. Não se pode, contudo, orar de qualquer jeito. É necessário alguns requisitos para que ela alcance o seu efeito. O primeiro é a humildade. Aproximar-se de Deus se sabendo pequeno. O segundo é a confiança, Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo mandou que assim se fizesse. “Meu Deus, eu não quero mais somente dizer que vos amo com meus lábios, eu quero vos amar de verdade, com minha vida, com meu coração", com coragem e confiança.

A terceira característica é a perseverança, pois não se trata de mágica, Deus quer despertar em seus filhos o desejo, o amor e, por isso às vezes, tarda. O desejo das coisas santas só aumenta com a demora. Finalmente, a quarta é pedir com atenção. Sabendo o que se quer.

Assim, pedir com humildade, com confiança, com perseverança e atenção é a forma de se obter a graça atual que fará com que o seu barco avance contra a correnteza.

Orações

Pai Nosso

Ave Maria

Glória ao Pai

Oração ao Espírito Santo:


Veni Creator Spiritus! Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.


Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!




Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top