O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: Novena de Pentecostes 3º dia - As virtudes já estão em nós
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Quando estamos em estado de graça, as virtudes infusas estão em nosso organismo sobrenatural, ainda que não “as sintamos” Nesta novena, est...

Quando estamos em estado de graça, as virtudes infusas estão em nosso organismo sobrenatural, ainda que não “as sintamos”
Nesta novena, estamos vendo por que precisamos pedir o Espírito Santo. Antes, no entanto, refletimos sobre o que Ele já fez dentro de nós. Pelo Batismo, ganhamos d'Ele um “organismo espiritual", que nos permite realizar atos acima de nossa natureza. Hoje, vamos analisar mais de perto este organismo.

A novena de Pentecostes é a mãe de todas as novenas. É o curto período entre a Ascensão de Nosso Senhor aos Céus, quarenta dias após a Sua Ressurreição, e a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Por nove dias, os discípulos e a Virgem Maria se reuniram no Cenáculo, atendendo ao pedido do próprio Jesus: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: 'João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo'" (At 1, 4-5).


Recomenda-se para estes dias alguma oração diária ao Espírito Santo, como a novena própria de Pentecostes ou a sequência Veni Creator Spiritus (no fim da página), invocando o Seu derramamento em nossos corações.


As virtudes já estão em nós
Existem dentro de nosso organismo sobrenatural duas coisas: asvirtudes infusas e os dons do Espírito Santo. Assim como um barco sem remos nem velas é levado pela correnteza, o nosso organismo, sem as virtudes infusas – que são como os remos – e sem os dons do Espírito – que são como as velas – seguem correnteza abaixo, rumo ao egoísmo e à autodestruição.

Quando estamos em estado de graça, as virtudes estão em nosso organismo, ainda que não as vejamos – e não é possível que as vejamos, pois se tratam de hábitos. Assim como o fato de dormirmos não nos tira os hábitos que possuímos – como a habilidade em tocar piano –, quando saímos do confessionário, as virtudes estão em nosso coração, em estado de graça habitual. Não basta, porém, que se tenha o amor em hábito; é preciso que ele passe ao ato – por isso se pede a Deus a graça atual.

Nos próximos dias da novena, falaremos com mais detalhes sobre como fazer esses atos de virtude, mas, primeiro, é preciso entender como tudo funciona. Muitas pessoas desistem de progredir na vida espiritual porque não se veem capazes de amar. Embora por nossa própria natureza realmente não o sejamos, Deus capacita-nos pelos sacramentos do Batismo e da Reconciliação. Os remos já estão conosco! Foi Deus mesmo quem no-los deu.

É claro que as virtudes requerem de nós força e ação, como já foi dito. Só depois de colocá-las em ato é possível ir estendendo as velas de nosso barco, que são os dons do Espírito. A dinâmica destes é um pouco diferente do que acontece com as virtudes: enquanto os remos, mesmo dados por Deus, precisam de nossa ação para produzirem efeito, as velas agem pelo sopro do Espírito, precisando tão somente de nossa disponibilidade para conduzirem o nosso barco.

Por isso, precisamos pedir o Espírito Santo. Que Ele venha recriar em nós a graça de Deus e manter vivo o nosso organismo espiritual.

Orações

Pai Nosso

Ave Maria
Glória ao Pai
Oração ao Espírito Santo:


Veni Creator Spiritus! Vem, Espírito Criador!



Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.


Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!




Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top